domingo, 7 de julho de 2013

Na playlist - Vanguart

No dia 23 de junho, nossa linda cidade São João da Boa Vista recebeu o Circuito Sesc de Artes. O circuito passou por diversas cidades até chegar aqui (pra fechar com chave de ouro), trazendo diversas intervenções que ficavam espalhadas pela praça, a peça "A Procissão", de Gero Camilo (muito boa por sinal), os palhaços Tropo Opo Valantaines e Don Ruan da Silva do "Circo di Due" (altas risadas!) e, por final, a banda Vanguart (foco do meu postzinho do dia).

Copiando na cara de pau o que estava escrito na programação que eu recebi assim que cheguei na praça, a Vanguart foi "formada em Cuiabá e radicada em São Paulo. Depois de se apresentar, em março, no Festival Lollapalooza, a banda até agora classificada como de folk rock, prepara seu terceiro álbum, que promete ser mais pop e leve. Boa Parte De Mim Vai Embora (segundo álbum) recebeu o prêmio de melhor álbum de MPB no Dynamite de Música Independente. A banda foi nomeada para o MTV EMA Awards de 2012 e venceu o VMB 2012 na categoria Melhor Banda."

Preciso dizer mais alguma coisa? Com certeza!

Confesso que eu não conhecia a banda até ficar sabendo que haveria um show de graça deles na principal praça da cidade. E como boa Isabela que sou, é claro que eu estaria presente no evento. Então, lá fui eu atrás de ouvir uma coisa ou outra da banda. E sim, eu nunca coloco muita fé nas bandas que apresentam em circuitos e Virada Cultural, ouço uma música e já era, deixo pra formar minha opinião na hora do show.

E que opinião que eu formei! Assim como aconteceu na Virada Cultural do ano passado quando fui ao show do Marcelo Jeneci (recomendo!), eu fiquei maravilhada com a Vanguart. Por razões, eu perdi o começo do show mas isso não me impediu de ver Semáforo e Se Tiver Que Ser Na Bala, Vai ao vivo (minhas favoritinhas). E os caras mandam bem demais!

As músicas tem letras variadas, das mais fofinhas até as mais revoltadinhas. E elas não ficam sempre na mesma coisinha, do tipo que se você tirar a letra fica tudo a mesma música. São bem variadas! Algumas delas contam com a presença de violino, trompete ou gaita. É a coisa mais linda do mundo! Dá um toque especial na música, sabe? Eu adorei. Mi Vida Eres Tu não apenas tem o título em espanhol como tem um pedaço da letra também fugindo do português. E antes que você pense que fique estranho, não fica! Todas essas peculiaridades, digamos, funcionam super bem e fazem da Vanguart uma banda bem unica. Fora as músicas em inglês que eles tem, tipo Miss Universe.

E eu ainda nem citei o fato de que não dá pra ser plenamente feliz ouvindo as músicas gravadas em estúdio depois de ter visto ao vivo. É outra coisa estar lá na frente de um palco com a banda tocando (muito bem!) na sua frente.

Outro detalhe sobre a banda são os integrantes. Apresentando-os: Helio Flanders (voz, violão, trompete, gaita e vocais), David Dafré (guitarra e vocais), Douglas Godoy (bateria), Luiz Lazzaroto (piano, teclados, rhodes e vocais), Reginaldo Lincoln (voz, baixo e vocais) e Fernanda Kostchak (violino). Todos super simpáticos!

Depois do show estavam vendendo camisetas, CDs e discos de vinil e eu não resisti. Comprei meu CD. Comprei e vi que a banda estava lá na praça, super de boa, passeando e conversando com quem tinha assistido o show. E autografando os CDs. Na hora, eu queria! Mas, cadê a coragem pra chegar e pedir educadamente "oi, você pode autografar meu CD pra mim?" (se é que é assim que você chega e pede o autógrafo de uma pessoa). Delicadamente pedi para uma amiga minha pedir pra mim e ela tão delicadamente quanto chegou em cada um deles e diz: "Oi, ela tá com vergonha de pedir, mas assina o CD pra ela?".

A forma como eles reagiam a isso é outra história. E o tom do vermelho que minha cara ficou também. O que interessa é que eu ganhei abraços e beijos, e autógrafos! E deixa eu falar que eu achei super fofo eles escreverem Isa ao invés de Isabela. Dá uma olhada!







Não consegui achar o Douglas e o Luiz, ou eu sou muito cega e não vi os dois por ali. Mas os outros assinaram! E o coração sempre diz sim!

O CD é cor de rosa, super fofo! O encarte com as letras das músicas também. E o miolo do vinil é da mesma cor, achei super lindo. Sim, eles tem vinil! 



Queria saber a playlist do show que eles apresentaram aqui pra contar pra vocês, mas sei foi todo com base nesse CD. Semáforo não faz parte, e eu sinceramente não lembro se teve mais alguma além dessa que eles cantaram e que não está no segundo álbum. Fiquei mais prestando atenção na beleza do show do que nas músicas. Sorry not sorry.

Pra terminar, deixo vocês com Se Tiver Que Ser Na Bala, Vai. E com um comentário que eu acabei de ver e que achei super verdade: Helio Flanders colore as músicas com sua voz. Falou tudo!



Bom Vanguart pra vocês! E espero que entre pra playlist, vale muito a pena!

Beijos da Isa, até mais!














0 comentários:

Seguidores

Marcadores!