segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cinema: os clássicos infantis viram filme

Quando fui escrever meu post sobre "O que teremos em 2014?", não resisti e mais uma vez assisti ao trailer de Malévola. Afinal, eu sou apaixonada por A Bela Adormecida e estou super animada e ansiosa para assistir esse filme. Então reparei na quantidade de adaptações de clássicos infantis (os lindos contos da fadas) para cinema, hoje em dia. Desde A Branca De Neve, João e o Pé de Feijão, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e A Fera, A Bela Adormecida... os clássicos estão com tudo! E o mais legal é que não são filmes com temática extremamente infantil. Clássicos infantis não são mais só pra criança.



A primeira adaptação de uma história infantil que eu assisti no cinema foi Peter Pan (trailer), em 2003. E no auge de meus nove anos de idade, fiquei apaixonada pelo Jeremy Sumpter, ator que faz o Peter. Mas deixando a beleza do rosto do menino de lado, o filme é uma belezinha e é bem a história do Peter Pan que todo mundo conhece. Acredito a intenção tenha sido exatamente essa, manter a história em uma adaptação super bonitinha e de qualidade.

A queridinha Hillary Duff estreou em 2003 a adaptação de Cinderela, no fofo e adorável filme A Nova Cinderela (trailer), que traz  uma história com alunos de ensino médio. Em 2007, foi a vez de Selena Gomez estrear Outro Conto da Nova Cinderela (trailer), que também se passa em dias atuais mas conta com a presença da dança na vida da protagonista. E eu confesso que amei isso e ficava dançando as músicas em casa. E não contentes, em 2011 foi lançado A Nova Cinderela: Era Uma Vez Uma Canção (trailer), com uma protagonista que quer ser cantora. Não assistir mas pelo o que vi é o que mais se afasta da versão original.

Em 2010, Tim Burton tratou de adaptar Alice No País das Maravilhas (trailer). O filme dividiu bastante a opinião do público entre os que amaram e os que odiaram. Eu, particularmente, não vi grandes problemas no filme. Achei uma produção digna de Tim Burton. Claro que já fugiu um pouquinho do básico, mas manteve a linha do filme e no final, é basicamente a versão original um pouco (quase nada!) mais elaborada.

E Enrolados (trailer), gente! Em 2010 a Disney lançou a animação mais fofa desse mundo, baseada em Rapunzel. A história é uma fofura e super divertida, fora que é uma animação. Não tem como não amar!

No ano seguinte, foi lançado um dos meus filmes favoritos. A Garota Da Capa Vermelha (trailer), que também dividiu opiniões do público. A história conta com a Chapeuzinho, sua mãe, a Vovózinha e o lobo. Tudo bem até aí. Mas a história não é a mesma que todo mundo conhece. A versão é bem mais dark e conta com uns momentos bem macabros. Definitivamente, não foi feito pra criança.

No mesmo ano, outras adaptações foram lançadas. Tivemos A Fera (trailer), que de todos, foi o que achei mais bobinho e mais infanto-juvenil. Feito pra agradar as garotas adolescentes, basicamente. Os Três Mosqueteiros (trailer) também foi parar no cinema. Não posso falar muita coisa a respeito da adaptação porque não conheço a história o suficiente, mas em questão de efeitos especiais e qualidade de produção, o filme está ótimo!

Finalmente, chegou a vez da Branca de Neve virar filme! E em 2012, na falta de uma adaptação, tivemos duas. E bem distintas, eu diria. Branca de Neve e O Caçador (trailer) é a versão mais escura (literalmente), mais dark e repleta de cenas visualmente lindas. E a Charlize Theron está simplesmente maravilhosa. Já Espelho, Espelho Meu (trailer) é bem mais levinho, colorido e divertido. Muitas cenas tem um toque de humor, o que deixa a adaptação bem gostosa de assistir.

É claro que minha querida princesa Aurora não poderia ficar de fora. Em 2012, A Bela Adormecida (trailer) chocou o mundo por não ser nada parecida com a história da princesa que adormece ao furar o dedo e que é acordada com um beijo do príncipe encantado. O filme é bem mais complicado do que isso, e acredito que não tenha sido bem recebido. Tanto que não passou em muito cinema por aí. E nesse ano, temos a estreia de Malévola (trailer), que eu não preciso repetir que estou louca pra ver, né?

E pra finalizar, 2013 rendeu em termos de adaptações de clássicos. João e o Pé de Feijão virou Jack - O Caçador de Gigantes (trailer), também bastante infanto-juvenil e cheio de clichêzinhos. João e Maria virou João e Maria: Caçadores de Bruxas (trailer), que sinceramente, eu poderia fazer um post só pra comentar sobre essa adaptação que é visualmente escura e macabra (e com efeitos ótimos) só que com um roteiro fraquinho. E o meu favorito do ano, Oz: Mágico e Poderoso (trailer) que conta a história de Oz contra a Wicked Witch.

É claro que tem muitas adaptações de clássicos infantis além dessas. Alice foi adaptado em 1903, acreditam? Mas acho que essas foram as que mais chamaram a atenção do público atualmente por fugirem no básico e do esperado. São adaptações que de uma forma ou outra surpreendem o público.

Esse ano sai uma nova versão de A Bela e a Fera (trailer), uma produção francesa que promete ser fiel ao conto original, em 2015 teremos uma nova adaptação de Cinderela e boatos de que Ariel estava em fase de pré-produção. Agora é esperar e ver o que está por vir!

Beijos, Isa




























0 comentários:

Seguidores

Marcadores!